Novos capacetes Scott

Novos capacetes Scott
28 de agosto de 2016 gefe-silva

Aonde você está com a cabeça?

Com os lançamentos da Scott você estará com ela no lugar certo!

Capacetes de ciclismo – Muito além do que os olhos podem ver.

Começo este texto assumindo a minha ignorância em determinados assuntos durante todos esses anos no mountain bike. Sempre achei que os capacetes que utilizamos eram somente um pedaço de isopor moldado e coberto com uma camada de plástico. Hoje vejo que não é bem assim.

No ano passado comprei uma mountain bike Scott. De lá pra cá acabei me interessando pela marca e muitas coincidências ocorreram. O centro de desenvolvimento da Scott fica na Suíça, país que visitei duas vezes (2013 e 2015) e que adorei. Aí comecei a entender o motivo da qualidade e precisão de seus produtos.

Na última ocasião em que estivemos na Suíça percorremos os vinhedos de Montreux e Vevey com duas Scott que alugamos por lá. Acompanhando as provas de MTB vi que o campeão Nino Schurter, é Suíço e pedala uma Scott! Esse ano compramos uma segunda Scott, dessa vez para minha esposa. Cada vez mais eu estava envolvido com a marca e acompanhando seus lançamentos.

Mas voltando ao foco. Pouco tempo atrás me chamou atenção o lançamento de dois novos capacetes da marca. Curioso, fui logo ver quais eram as novidades. Os modelos em questão são o Cadence Plus e o Centric Plus.

Mais rápido

O modelo Cadence Plus, possui três plugs que podem ser acoplados na sua parte frontal. Testes revelam que com estes plugs, o resultado aerodinâmico obtido oferece uma vantagem de 5 segundos em uma distância de 40 Km entre atletas com o mesmo desempenho. Quem acompanha provas de ciclismo sabe que 5 segundos representam muita coisa no resultado final.

Cuca Fresca

A equipe de desenvolvimento trabalhou durante 4 anos para desenvolver os melhores capacetes do mercado.

Um extensivo trabalho de modelagem e testes em túnel de vento fez com que eles criassem um capacete com uma aerodinâmica e um sistema de resfriamento tão apurados que a temperatura da cabeça do ciclista, utilizando o capacete, é 2,2% menor do que se o ciclista não estivesse utilizando capacete!

Ajuste perfeito.

O sistema de ajuste HALO Fit System proporciona um ajuste preciso e confortável. Nada de capacete balançando na cabeça. O anel de micro ajuste permite que o ciclista regule o sistema milimetricamente para um encaixe perfeito.

MIPS – A proteção extra para você.

Trata-se de um sistema onde a camada interna do capacete, aquela que fica em contato com a cabeça, é presa ao restante do capacete através de “pontes”, fazendo com que a camada MIPS fique suspensa e trabalhe independentemente do capacete no caso de um acidente.

Qual a vantagem desse sistema?

A maior parte dos choques da cabeça contra o chão ocorrem em ângulos diferentes de 90°, ocasionando uma força rotacional no cérebro. O nosso cérebro é protegido pelo líquido cefalorraquidiano, que minimiza esse efeito rotacional em casos de baixas velocidades.

A tecnologia MIPS amplia essa proteção natural do cérebro, nos protegendo nos casos de impactos de alta velocidade, aliviando o efeito rotacional sofrido pelo cérebro.

Como eu disse no começo, hoje eu vejo que tem muita pesquisa e desenvolvimento por trás de um “simples” capacete de mountain bike. Quando o assunto é nossa segurança todo o investimento é válido. As bikes evoluíram, estão mais rápidas, consequentemente a nossa proteção tem que evoluir junto, e pelo visto existe uma equipe de profissionais sérios que estão comprometidos com essa evolução.

Então, pensando em trocar de capacete? A Scott deve lançar o Cadence Plus e o Centric Plus no próximo mês (Setembro 2016).