Pedala Jaraguá – Pedalada de encerramento 2013 – Parte 1

Pedala Jaraguá – Pedalada de encerramento 2013 – Parte 1
12 de dezembro de 2013 gefe-silva

logo

Fui convidado para uma pedalada que ocorreu no dia 08 de Dezembro de 2013. O convite foi feito pelo Juliano Camacho, que faz parte da organização do Grupo “Pedala Jaraguá.” Eu já havia recebido convites para pedalar com este grupo em outras ocasiões através de um outro amigo meu, o Vânio, porém nunca consegui espaço na agenda para participar. Desta vez foi diferente, me programei, convidei mais dois amigos e fomos…

O encontro dos participantes foi em um posto de gasolina próximo ao centro de Jaraguá do Sul. O destino? O Pesque Pague Will, que fica no bairro Jacú Açú na cidade vizinha, Guaramirim.

Quando cheguei no ponto de encontro já haviam vários ciclistas aguardando o momento da partida. Confesso que não sou do tipo que acredita no sucesso de grandes aglomerações, especialmente para uma atividade que envolve grandes deslocamentos, afinal a chance de uma “ovelha desgarrada” fazer alguma besteira é grande. Para a minha agradável surpresa, nada disso ocorre com esta turma. A organização, respeito, segurança e senso de responsabilidade são integrantes da equipe e estão sempre presentes.

Ao me aproximar dos ciclistas que lá estavam comecei a reencontrar velhos amigos, que as atribuições do dia a dia acabam afastando. Amigos de escola, de trabalho e também de pedaladas do passado, estavam ali juntos novamente, relembrando as histórias que viveram e contando as novidades. E os desconhecidos? Estes eram muitos também, porém a receptividade e simpatia destes, logo acabaram fazendo com que nos enturmássemos de forma natural.

Chegou a hora da partida. Alguns ciclistas com camisas diferenciadas fazem o serviço de apoio, controlando as travessias de ruas e organizando a fila. Um carro de apoio com ferramentas para um eventual conserto simples também acompanha a turma. O meu amigo Edson Fischer segue a “galera” com o seu carro, parando em pontos estratégicos para fazer fotos que servem para registrar tudo com excelente qualidade.

A assim seguimos, hora em ruas asfaltadas, hora em estradas de chão esburacadas e com lama, hora cruzando um pequeno ribeirão e eis que chega o destino. E ele não veio sozinho, trouxe junto a fome… Mas como já falei, a equipe é organizada e tratou de fazer reserva antecipada de mesas no restaurante. Um excelente buffet à base de peixe à um preço justo nos aguardava. Era hora de repor as energias…

Quando achávamos que era isso, começam os sorteios de brindes. Sim, a organização coletou brindes com empresas apoiadoras e os sorteou entre os participantes!

Depois de almoçar e participar do sorteio chegou a hora do retorno. Desta vez optamos por voltar por um caminho um pouco diferente, o qual foi utilizado por alguns participantes no trajeto de ida. Este caminho passa pela “serrinha”, um local com uma elevação moderada, colocando à nossa frente um trecho de subida. Mas como tudo o que sobe, desce, a recompensa veio logo em seguida. Um downhill excelente em meio à mata!

Ao final da descida estávamos novamente em uma das estradas do trajeto de ida, só que desta vez retornando ao centro de Jaraguá do Sul. No caminho os participantes vão se dispersando, cada um seguindo o seu caminho e levando consigo a ansiedade pelo próximo pedal.

Fica aqui o meu agradecimento à toda a equipe responsável pela organização, foi muito bom pedalar com vocês.

Portanto se você quiser pedalar em Jaraguá do Sul e não sabe onde, procure o pessoal do Pedala Jaraguá. Entre em contato com a Marines Ronchi no Facebook que com certeza você será muito bem recebido.

Primeira parte das filmagens da pedalada:

Algumas fotos. Cortesia: Edson Fischer